Dietas
Proteínas
Cuidados e Dicas
A nutricionista Patricia Leite conversa um pouquinho com você, sobre a dieta das proteínas, recebendo de muitos pacientes, alunos e pessoas questionamentos, se essa dieta realmente funciona.
Variações da dieta das proteínas
A dieta das proteínas tem várias variações hoje em dia:
- A pioneira dela foi a dieta de Atkins
- depois vem a da Dukan
- tem a dieta cetogênica
- a dieta low carb
- e recentemente surgiu a dieta paleolítica
O que todas elas tem em comum? Diminuir drasticamente a quantidade de carboidratos que você consome.
Objetivo
O objetivo principal da dieta é low carb, da dieta das proteínas, é forçar o seu corpo a usar a gordura como principal fonte de energia do seu organismo e isso acontece através da agilização de corpos cetônicos, que vai substituir a glicose, o carboidrato como essa fonte em energia. E pra isso o corpo precisa estar num estado que a gente chama de cetose
A dieta das proteínas realmente emagrece, principalmente nos primeiros dias, quando você tem aquela diminuição do excesso de glicogênio tanto muscular quanto hepático custos e também desincha muito nos primeiros dias.
Então a diferença na balança nos primeiros dias, vai ser uma coisa assim surpreendente. você vai achar a coisa mais sensacional que você já tentou na sua vida em termos de emagrecimento.
Efeitos Colaterais
Os estudos realmente comprovam a eficácia dela, em termos de resultado, mas também tem um debate muito grande da comunidade científica, com relação à segurança dela a longo prazo e dos efeitos colaterais, que ela provoca, porque ela causa uma diminuição nos níveis de energia, mau hálito para muitas pessoas, constipação intestinal, dentre outras questões.
Cuidados e Dicas
Então o que é importante para você saber, para você seguir a dieta das proteínas. Não é só você abrir a geladeira! Se você não se programar e buscar receitas diferentes, gostosas, combinações interessantes, vai virar uma dieta chata, super cansativa, dee você seguir e você vai conseguir uma boa deficiência nutricional, às vezes de mais um nutriente.
o ideal é que você busque uma versão que tenha uma fase de manutenção mais saudável: coma bastante verdura, coma alguns legumes e às vezes até coma algumas frutas com baixa quantidade de carboidrato.
Sempre que você começar a consumir mais proteínas, aumente também o seu aporte de água. Isso é muito importante para sua saúde renal e para saúde como um todo
Não abandone as atividades físicas! As pessoas ficam pensando: “vou fazer só a dieta das proteínas porque emagrece super rápido.” Mas, isso acontece mais nos primeiros momentos. Depois vocè pode acabar ficando estagnado, se você não tiver com uma atividade física.
Planeje sempre o que você vai comer, pra você otimizar a ingestão de vários alimentos diferentes. Então por exemplo, se você só pode 10 gramas de carboidratos por dia na dieta que você escolheu, não vá gastar tudo numa fatia de pão de forma. Busque alguns legumes, e algumas verduras. Tem até frutas com baixa quantidade de carboidratos.
Lembre sempre que a dieta tem que se adaptar ao seu estilo de vida e não ao contrário. Isso não pode ser um um fardo para sua vida.
Entrar na dieta das proteínas não pode ser uma coisa super difícil para você fazer, abrir mão de uma coisa que lhe dá muito prazer. Porque senão, você vai cair depois, chutar o balde, enfiar o pé na jaca dos carboidratos e vai acontecer o que ninguém gosta: o efeito sanfona. Então, você vai engordar e até mais do que você tinha perdido.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário logo abaixo.