Atividade física
Apenas faça
Você pratica alguma atividade física?
Vamos entender hoje quais são alguns dos efeitos da atividade física na saúde e no cérebro! Existem várias pesquisas mostrando que se exercitar é um dos hábitos mais saudáveis que alguém pode ter. Além de diminuir a chance de desenvolver doenças cardiovasculares, Parkinson, Alzheimer, Diabetes e câncer, a prática esportiva também traz benefícios neurais e psicológicos.
Pois é, atividades físicas estimulam a produção e aumentam a sobrevivência de novas células no cérebro, principalmente no hipocampo. Provavelmente por isso, pessoas que praticam exercícios regularmente costumam ter hipocampos maiores.
Atividades físicas também melhoram a memória, o raciocínio, a autoestima e o humor.
Em um estudo, por exemplo, foi constatada uma relação considerável entre praticar exercícios todos os dias e ter uma maior autoestima. No caso de variáveis psicológicas como essas, mesmo uma atividade física de alguns minutos já pode ter um impacto considerável.
Por exemplo, em uma pesquisa, simplesmente caminhar em um ritmo confortável aumentou em até 60% a criatividade das pessoas. Exercícios físicos diminuem os níveis de estresse e melhoram a qualidade do sono.
Quem se exercita regularmente também têm menores chances de desenvolver depressão e transtornos de ansiedade. Inclusive, os sintomas de pessoas nessas condições diminuem quando elas conseguem praticar exercícios com regularidade, e por isso cada vez mais atividades físicas têm feito parte do tratamento de diferentes condições, especialmente a depressão.
A maioria das pesquisas sobre os impactos da atividade física se focaram em exercícios aeróbicos simples como correr ou caminhar. Ainda sabemos pouco sobre quais seriam os impactos psicológicos a depender da duração, intensidade e tipo de exercício. Também não entendemos tanto a ordem das coisas, ou seja, se a melhora no sono leva a uma diminuição no estresse ou se primeiro existe uma diminuição no estresse e depois uma melhora no sono, por exemplo.
Mas sabemos que, de alguma forma ainda não totalmente compreendida, as atividades físicas produzem vários efeitos que protegem a saúde física e mental das pessoas. Sim, atividades físicas trazem muitos benefícios, mas nem tudo são flores e arco-íris, especialmente quando falamos da prática esportiva de alto nível como a de atletas olímpicos.
Atletas profissionais levam os seus corpos ao limite pra manterem a alta qualidade da sua performance, mas isso pode aumentar as chances de lesões, infecções respiratórias, fibrose, arritmia cardíaca e até parada cardíaca!
Mesmo quem não pratica esportes de maneira profissional corre riscos também, ainda mais pessoas com problemas de saúde e os famosos atletas de fim de semana. Por isso, ao praticar exercícios, leve sempre em conta a sua condição física atual e a sua saúde. De preferência, procure um profissional que possa te orientar sobre qual o melhor exercício pra você e se exercite de forma regular, ou seja, pelo menos mais de uma vez por semana.
E a regra geral é sempre tentar não forçar muito o seu corpo além do que ele dá conta ou está acostumado ultimamente.
Se você gostou do artigo, deixe seu comentário logo abaixo.