Dicas de Saúde
Como Diminuir as Calorias
A nutricionista Patricia Leite traz hoje pra você cinco dicas fáceis para você diminuir o número de calorias que você consome, mas sem tanto sacrifício no dia a dia, que vão te ajudar a emagrecer de uma forma mais indireta.
5 Dicas Fáceis para Diminuir as Calorias do Dia a Dia
Dica #1
Você tem observado como está o seu café?
Porque agora com essa onda dessas cafeterias e coffee shops diferentes, está sendo muito comum as pessoas consumirems muitos cafés diferentes: mocaccino, macchiato, cappuccino.
Então, fica uma coisa às vezes muito elaborada, com creme de leite, chantilly, às vezes calda de caramelo e às vezes, até mesmo no dia a dia, no café básico, tem gente que tem hábito de colocar leite em pó ou leite integral.
Então tem que tomar cuidado, porque às vezes, o seu café no dia a dia tem muitas calorias. sem contar em quem bota açúcar no café.
Então uma dica legal para quem normalmente têm uma certa dificuldade com adoçante no café é tentar usar a sucralose, que ela tem quase nenhum sabor residual. Para quem tem normalmente, muita resistência em trocar o açúcar por adoçante, no cafezinho se adapta muito bem.
Dica #2
Tente escolher para sua alimentação do dia a dia, alimentos mais ricos em água.
Esses alimentos que têm um teor de água maior são os que a gente chama de baixa densidade calórica, ou seja eles ocupam um volume muito grande no nosso estômago, mas na verdade, tem poucas calorias.
Então vou lhe dar um exemplo: se você está consumindo um prato hoje no quilo que pesa 300 a 400 gramas. Você tem que levar em consideração, o que está sendo pesado, porque 300 gramas de brócolis é completamente diferente de 300 gramas de batata frita.
Então, se você substituir esses alimentos, que você consome mais no dia a dia por alimentos com muita água, você acaba melhorando essa questão, porque você acaba consumindo menos calorias e mantendo o mesmo volume, você consegue se manter saciado e emagrecer conseqüentemente.
Dica #3
Vinho. Muita gente decide tomar vinho porque é uma bebida saudável. Tem o resveratrol da casca da uva, que é um potente antioxidante. Mas, se você tomar uma tacinha de vinho por dia, todos os dias, você vai engordar. O que é recomendado é tomar vinho no final de semana, porque uma taça que tem mais ou menos 150 ml de vinho, tem mais ou menos 125 calorias,.
Se você multiplicar por 7 vai dar quase 1.000 calorias na sua semana, a mais e isso pode dar um impacto muito grande no seu peso.
Dica #4
Prefira sempre os temperos frescos, as ervas frescas os condimentos que você pode utilizar para preparar o seu prato. Além deles deixarem o seu prato mais saboroso, mas gostoso, eles fazem com que você use menos sódio, menos sal de cozinha, que têm sódio e vai contribuir para um inchaço maior, aumento da pressão arterial, retenção de líquido
Também evita que você compre aqueles temperos prontos, que a gente sabe que são péssimos, ulta processados, com muito sódio, muita gordura, cheia de conservantes e tudo de ruim para sua saúde.
Fica a dica: acrescente o máximo dos condimentos, temperos e ervas frescas para sua alimentação.
Dica #5
Tente substituir sua sua sobremesa, para quem gosta de comer um docinho depois da refeição principal, do almoço e do jantar, por uma fruta ou iogurte de fruta. É bom lembrar que a gente tem que ter cuidado com o iogurte que a gente compra, porque às vezes o iogurte parece ser light, mas ele tem açúcar, então isso também pode ser uma coisa complicada.
Sempre lembre de olhar o rótulo, ver a quantidade de carboidratos se é baixa, quantidade de gordura se é baixa. Observe o alimento industrializado antes de comprar.
A dica pessoal que Patrícia recomenda para seus pacientes é: compre o iogurte padrão que a gente chama, aquele iogurte natural branco. O iogurte tem que ter só dois ingredientes: leite e fermento.
Tudo mais que acaba sendo adicionado, acaba gerando um alimento que poderia ser super benéfico e bom para a sua flora intestinal, super saudável com muita proteína, virar um alimento ultra processado, com muito conservante, muito corante, muito aromatizante, que é justamente o que a gente não quer.
Então, você usar um bom iogurte como sobremesa ou uma fruta de baixo índice glicêmico vai fazer com que você tenha um docinho depois da refeição, sem contribuir com muitas calorias me conta ainda os comentários se você
Gostou dessas 5 dicas? Comente logo abaixo!