Alimentação Saudável
Frutas que Ajudam a Perder Peso
Quando uma pessoa está querendo emagrecer, que tipo de frutas ela deve consumir na sua dieta?
Sabemos que as frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, sendo bastante nutritivas e por isso mesmo, a fruta é considerada uma alimentação saudável.
É bom lembrar que, frutas diferentes têm nutrientes diferentes, como por exemplo: a pera tem nutrientes completamente diferentes da amora.
Por isso é muito importante a variação de frutas no dia a dia, não só para não cair na monotonia de uma mesma fruta, mas também para consumir vários nutrientes diferentes.
Outro fator que deve ser lembrado é o índice glicêmico, que está relacionado não com a quantidade de carboidratos, açúcar que tem um alimento, mas com a velocidade de absorção desse carboidrato.
Quanto mais rápida for essa absorção, essa velocidade, maior o índice glicêmico e quanto mais lento, mais baixo ele se torna.
É importante que pessoas que etão em dieta alimentar consumam alimentos com baixo índice glicêmico, pois o açúcar entra de forma lenta na corrente sanguínea, evitando o picos de insulina.
Se você está pensando em emagrecer, não pense somente na quantidade de carboidrato que tem na fruta, mas sim se o índice glicêmico dela é baixo.
9 Frutas que Ajudam a Emagrecer
1. Limão
Quando se pensa em dieta, se pensa logo em limão.
O limão é um potente antioxidante, rico em Vitamina C e possui 4 gramas de carboidrato e zero caloria.
Éclaro que você não vai usar o limão como sobremesa, mas você pode consumí-lo como limonada, que é uma excelente alternativa de bebida.
2. Frutas vermelhas
Esse grupo de frutas vermelhas são morango, amora, framboesa. Elas têm pouco carboidrato (de 11 a 14 gramas de carboidrato em uma xícara) e são muito muito ricas em antioxidantes.
Aqui no Brail é mais difícil de encontrar amora e framboesa, mas tem o morango que satisfaz plenamente.
3. Kiwi
O kiwi é uma fruta rica em fibras e com 10 gramas de carboidratos, aproximadamente por unidade e baixo índice glicêmico.
4. Pêssego
O pêssego também tem em torno de 10 gramas de carboidratos por unidade e muitas fibras, valendo a pena você introduzir na sua dieta.
Você não deve confundir o pêssego fresco com o industrializado (em calda), uma vez que o teor de carboidrato do último e infinitamente maior que o do primeiro.
5. Goiaba
A goiaba quando consumida fresca, in natura, tem muito minerais, fibras e vitaminas.
e a unidade de uma goiaba tem menos oito gramas de carboidrato.
Quando uma fruta tem menos de 15 gramas, normalmente é pouco de carboidrato. A goiaba, por sua vez, tem em torno de 8 gramas, que é excelente.
6. Abacate
As pessoas têm preconceito quanto ao abacate, pois acham que é uma fruta gorda para consumir. Na realidade, ele tem gorduras supersaudáveis, monosaturadas.
Possui oito gramas e meio de carboidrato em um a porção de 100 gramas, mas 6 gramas e meia são de fibras. Portanto, ele tem o que é chamado de carboidrato livre, 2 gramas por 100 gramas de abacate, o que é menos que o limão que tem 4 gramas de carboidrato.
A gordura do abacate ajuda a equilibrar a questão do índice glicêmico em uma refeição. Se você está consumindo alimentos de alto índice glicêmico, quando você consome o abacate, que tem uma gordura super saudável, vai fazer com que aquele alimento leve mais tempo para ser liberado do estômago para o intestino.
7. Melão
O melão tem uma densidade calórica super baixa e tem mais ou menos 12 gramas de carboidrato por xícara, por porção e por ter muita água, uma densidade calórica muito baixa.
8. Maçã
A maçã possui muita fibra para ser consumida com a casca e muita Vitamina C. Além disso, apresenta 17 gramas de carboidrato.
9. Pera
A pera tem um índice glicêmico bem baixo e aproximadamente 17 gramas de carboidrato, por unidade.
Da mesma forma da maçã, você deve consumir a casca da pera, para que você possa aproveitar as fibras.
Sempre que possível, você deve consumir as fibras e os bagaços das frutas, de um modo geral, como a laranja, a tangerina, uva, pera, maçã, goiaba, para que você possa aproveitar, ao máimo, todos os nutrientes, que a fruta oferece.
Gostou? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário logo abaixo.
Encontramos esse conteúdo no Youtube