O Melhor da Saúde

6 Dicas de Reeducação Alimentar

5 / 5 ( 1 vote )

6 Dicas

de Reeducação Alimentar

Tenha mais saúde introduzindo uma alimentação saudável no dia a dia. Aprenda como fazer uma reeducação alimentar para emagrecer e ter mais saúde, através de dicas da nutricionista Patrícia Leite.

6 Dicas de Reeducação Alimentar

Dica #1 – Aprenda a mastigar

A mastigação é muito importante tanto para quem quer emagrecer, quanto para quem quer ganhar massa e engordar de forma saudável.

Veja o que acontece, quando mastiga de forma correta um alimento. Quanto mais você mastiga,
a comida fica mais em forma de papinha, ou seja mais mole, o que proporciona a ação do suco das enzimas presentes na nossa boca, que vão facilitar a digestão no estômago e a absorção no intestino.

Outro ponto importante é que o cérebro vai receber um sinal de saciedade, de que o estômago está satisfeito com a quantidade de alimento recebido.

Então é bem importante que você mastigue muitas vezes, para você otimizar melhor os alimentos que você consome, você vai estar comendo um pouco menos e restringindo as calorias.

Assim, o seu cérebro percebe que já entrou comida e pode parar de mandar o sinal de fome.

Dica #2 – Alimente-se regularmente

Coma de 3 ou de 4 em 4 horas. a frequência regular das refeições é muito importante. Se você se esquecer acione um alarme no seu celular, para você se lembrar de comer.

Essa dica serve tanto para quem quer emagrecer, porque evita de você ficar com muita fome e acabe comendo uma quantidade maior de alimento do que você precisa, quanto para quem quer ganhar massa muscular.

Dica #3 – Não vá ao supermercado com fome

Não faça compras de barriga vazia. Você vai colocar no carrinho o que não deve e não precisa.

Procure se alimentar antes de fazer as suas compras. Uma outra opção seria consumir um iogurte, por exemplo, para forrar seu estômago.

Isso vai evitar que você coma besteira dentro do supermercado

Dica #4 – Não se distraia enquanto você come

Evite comer em frente à televisão, com o computador do lado e mexendo no celular. Como você está com a atenção voltada para um desses objetos, acaba mastigando mal, não percebe o que comeu e termina a refeição sem ter sentido aquele prazer dos alimentos. Seu cérebro fica sem entender, que de fato você já comeu bastante.

Então, nesse momento desligue os aparelhos eletrônicos, foca em quem está almoçando com você, ou se você estiver comendo sozinho, foca na refeição, para você tirar o melhor proeito daquele momento.

Dica #5 – Organize suas refeições

Algumas ideias para reeducação alimentar em termos de emagrecimento:
No café da manhã

Introduza um pouco de proteína, como um iogurte, um ovo, um copo de leite na sua refeição matinal, porque a proteína vai fazer com que você diminua o índice glicêmico do restante do carboidrato que você irá consumir, como por exemplo, um pâo, uma torrada

No lanche da manhã

Lembre de levar com você o seu lanche da manhã, que pode ser um iogurte, uma fruta fresca, algo que seja saudável, para debelar sua fome. Se você não levar nada e a fome apertar, vai acabar entrando em uma lanchonete e comprar o que não presta.

No almoço

Importante: metade do seu prato tem que ser de legumes e verduras, mas que não seja calórico, como uma couve-flor gratinada com queijo ou mesmo uma berinjela à milanesa.
Isso não significa que você vai comer os legumes no vapor ou na água e sal. . Pode ser refogada com alho, com cebola, temperada.

Inclua um carboidrato bom, de baixo índice glicêmico: um arroz integral, um macarrão integral, uma batata doce, são boas opções.
Valorize a carne, o frango, o peixe, porque eles vão fazer com que você aumente a quantidade de proteína da sua refeição e diminua mais ainda o índice glicêmico.

Sobremesa

A gelatina diet é uma ótima opção, porque na verdade ela tem zero de caloria, mas tem muito corante e muito adoçante.

O ideal é você é preparar gelatina incolor já dissolvida e acrescentar uma fruta como o morango que tem baixo índice glicêmico, com um pouco de adoçante e colocar todo o conteúdo na geladeira.

Outra alternativa é fazer um suco de alguma fruta sem açúcar, misturar com adoçante, com a gelatina incolor e botar na geladeira para você ter a sua gelatina para você consumir.

No lanche da tarde

Mais ou menos parecido com café da manhã: uma fonte de carboidrato bom, uma fonte de proteína para lembrar que você precisa dessa proteína para você se sentir mais saciado e para equilibrar melhor o seu dia a dia.

Lembrando que as gorduras boas também podem ser uma boa opção nesse momento. Você pode acrescenta nozes, castanhas, chia, um iogurte com chia e fruta para seu lanche.

No jantar

Um esquema parecido com o do almoço, que você pode repetir. Algumas pessoas optam por não consumir carboidrato à noite, mas você pode consumir o carboidrato, para não ficar zero carboidrato. Você pode consumir mais legumes e verduras: abóbora, beterraba, chuchu.

São alimentos mais saudáveis porque também têm muita fibra, muitas vitaminas e muitos minerais, e não possuem tanto carboidrato quanto uma batata, um arroz ou um macarrão.

Dica #6 – Inclua alimentos que você gosta na sua rotina

Inclua de uma forma diferente e mais saudável os alimentos que você gosta na sua alimentação do dia a dia. Faça das suas refeições as mais felizes.

Reeducação alimentar não significa sofrimento, tortura, castigo, infelicidade. Pelo contrário, tem que ser com alimentos que nós gostamos, para conseguirmos manter isso a médio, longo prazo na nossa vida.

Procure por receitas saudáveis, inclusive de bolos que você pode fazer em casa. Pesquise também, por dicas de receitas, e veja o que você pode introduzir na sua alimentação, para você se sentir mais feliz.

Encontramos esse conteúdo no Youtube

Facebook Comments