Dicas de Saúde
5 dicas de saúde e bem estar
1. Abraço
Além de nos oferecer carinho e aconchego, o abraço é muito poderoso para a saúde. Ele é capaz de reduzir a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e os níveis do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse.
Você já abraçou alguém hoje? Marque aqui quem te dá sempre os melhores abraços!
2. Catarata
Você sabe tudo sobre catarata? Essa é uma condição que afeta o cristalino, a lente natural do olho, limitando a capacidade de enxergar.
Ao que tudo indica, esse processo está ligado ao envelhecimento. Depois dos 60 anos, o risco dela aparecer aumenta muito.
A única forma de tratá-la é por meio de cirurgia. Por isso, em caso de qualquer alteração na visão, é muito importante procurar a ajuda do seu médico, para que ele possa diagnosticar o problema e dar o devido apoio.
3. Médico de família
Você sabe o que um médico de família faz? Ele é um clínico geral especialista em pessoas que cuida delas ao longo de todas as fases de sua vida.
É o médico que acompanha seu crescimento, permanecendo sempre próximo, e que, por isso, entende de seu organismo melhor do que qualquer um. Sua principal função é dar atenção primária à saúde e, quando necessário, encaminhar o paciente, coordenando sempre a atuação de outros níveis.
Agora, conte pra gente: você é acompanhado por algum médico de família?
4. Obesidade
A obesidade também altera o gosto dos alimentos. Com o ganho de peso, a quantidade de papilas gustativas diminui, o que afeta o paladar. Como as comidas saudáveis são naturalmente suaves, para os obesos elas não teriam gosto algum, tornando os alimentos calóricos ainda mais atrativos. É um ciclo vicioso.
Por isso, tenha sempre um médico para te apoiar na luta contra a obesidade.
5. Horas de sono
Você já percebeu que as pessoas tendem a dormir menos conforme envelhecem? Com o passar dos anos, os receptores de sinais do sono diminuem, ou seja, seu cérebro deixa de te avisar a hora de descansar. E esse tempo a mais na cama pode fazer falta.
Em geral, a recomendação é dormir entre 7 e 9 horas por noite.
Conta pra gente: quanto tempo você costuma dormir?
Gostou do post? Compartilhe com um amigo.